Nos dias 27, 28 e 29 de abril, a Fundação Clóvis Salgado realiza o 1° Congresso de Dança de Salão Contemporânea: Gênero e Diversidade na Dança de Salão, em Belo Horizonte. Este será o primeiro evento de grande porte dedicado exclusivamente à dança de salão contemporânea. O tema dessa edição, gênero e diversidade, visa fortalecer práticas e pensamentos críticos, autônomos e criativos sobre esse assunto no contexto da dança de salão e reunir profissionais de todo o Brasil com interesse na área. 

INSCREVA-SE PREENCHENDO O FOMULÁRIO

ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CONGRESSO

As abordagens contemporâneas na dança de salão ainda são pouco conhecidas e surgiram por influência dos movimentos feministas, LGBT e Queer, e do contato com outras técnicas corporais. Em geral, consistem em releituras da dança de salão tradicional, repensada como prática social e atividade artística, com potencial para hibridizações com outros tipos de dança e com foco na crítica aos papéis de gênero patriarcais e/ou heteronormativos. 

A programação foi cuidadosamente pensada para valorizar pesquisas, pedagogias e movimentos artísticos que criam espaços de visibilidade para a heterogeneidade dos corpos, para a emancipação das mulheres e para as diversidades de gênero e sexualidade. O evento conta com palestras seguidas de debate, mesa redonda, oficinas de dança, espetáculos de dança de salão contemporânea, mostra de dança aberta para participantes e bailes/jam de confraternização. Tudo para proporcionar uma experiência imersiva e uma formação crítica em relação ao tema do evento, focada tanto no pensamento quanto na ação.

O evento conta com curadoria de Samuel Samways – bailarino e pesquisador do Programa de Residência para Pesquisas Artísticas do CEFART. A Residência se dedica a promover uma visão investigativa da arte e do aprimoramento técnico por meio de uma pesquisa em processos de criação. O projeto conta com o apoio e financiamento da Fundação de Amparo de Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig - e da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnológica e Ensino Superior - Sedectes – em uma iniciativa inovadora de unir a arte e a pesquisa.

 

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas