Objetivos

De 19 a 25 de outubro, Belo Horizonte recebe o Lumiar 5º Festival Interamericano de Cinema Universitário. Durante esse período a programação do Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes contará com diversas sessões, cursos, debates e conversas sobre o tema Verbo Político.

A festa de abertura acontece no dia 19 de outubro, à partir das 22h, na Gruta, com show da Banda Diplomata discotecagem. Os ingressos estarão à venda no local, pelo preço de R$5,00. Após às 00h30, os ingressos custarão  R$10,00. As demais programações do festival são totalmente gratuitas, e acontecem em diferentes espaços da cidade: cursos, sessões, debates e conversas  acontecem no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes, enquanto as oficinas ocorrem na UNA Liberdade, e a festa de encerramento na Zona Last.

Confira a PROGRAMAÇÃO do festival.

Confira as SINOPSES dos filmes.

Sobre o evento

O Lumiar pretende refletir as diversas formas de atuação política que envolvem nosso cotidiano. Queremos discutir como o cinema e o audiovisual têm respondido à conjuntura política dos últimos anos e quais serão as possibilidades de atuação e efetividade dessas ações. Daqui a 10 anos, se olharmos para trás o quê os filmes, as novas mídias e as diversas possibilidades do audiovisual terão dito dos tempos de agora? Questões relacionadas à produção cinematográfica, registro das imagens (documentais, ficcionais e jornalísticas), juventude, negritude, ocupação da cidade, direitos LGBTQ e das  mulheres, feminismo e, claro, educação e política são norteadoras de cada uma das atividades programadas nesta edição.  Dentro dessa proposta, vamos exibir dois longas-metragens lançados neste ano: Lembro mais dos corvos, de Gustavo Vinagre, e Café com canela, de Glenda Nicácio e Ary Rosa.

Estamos propondo, pela primeira vez, um curso que dialoga diretamente com o registro histórico do cinema realizado na América Latina. O doutorando, pesquisador e crítico Victor Guimarães vai ministrar o curso Uma outra história do Terceiro Cinema: descolonização e invenção de formas no cinema latino-americano. O curso procura traçar um panorama histórico, teórico e artístico do "terceiro cinema", termo cunhado pelos cineastas argentinos Octavio Getino e Fernando Solanas em 1969 para definir uma práxis cinematográfica comprometida com as lutas de liberação nos países subdesenvolvidos, em  contraposição ao cinema industrial hollywoodiano e ao cinema de autor eurocêntrico. Victor ainda realizou a curadoria dos filmes que serão exibidos logo após os três dias de curso (que oferece 129 vagas, com inscrições prévias). O pesquisador também curou a mostra Palavras de desordem: cinema político latino-americano (1968-1982), em que os filmes remetem à história cinematográfica latino-americana, inclusive com a exibição do longa mexicano El Grito (México, 1968-1970), dirigido por Leobardo López Arretche, que ainda não havia sido exibido no Brasil. A exibição é uma parceria com a Universidade  Nacional Autônoma de México (UNAM), por meio do Centro Universitário de Estúdios Cinematográficos (CUEC).

Na Sessão Documentário e Lutas Urbanas , o doutorando Vinicius Andrade (UFMG) vai apresentar filmes realizados a partir da colaboração entre documentaristas e movimentos sociais que registram as últimas décadas de lutas urbanas no Brasil. O  Debate Verbo Político quer colocar em pauta a questão do registro das imagens e informações no calor do momento político. Para a conversa, estarão presentes Ana Pessoa Talles Lopes (Mídia Ninja), Aiano Bemfica (Movimento de Luta nos Bairros, vilas e Favelas - MLB), Rafael Mendonça (O Beltrano), com mediação da professora de mídias digitais Nina Gazire.

Inspirados pela criação da cartilha "Pacto de Responsabilidade Antiassédio Sexual no Setor do Audiovisual" (documento colaborativo encabeçado pela roteirista Antônia Pellegrino e sob liderança da APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), vamos realizar a conversa Como combater o assédio no set , com as presenças de Débora Ivanov (Ancine), Luana Melgaço (Anavilhana), Paula Starling (advogada Anima) e Tatiana Carvalho Costa (professora e coordenadora do projeto de extensão Pretança UNA), a mediação será de Joana Oliveira (coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual UNA). 

Para discutir as políticas cinematográficas atuais, vamos realizar a Conversa Ancine 2.0: dos impasses à produção  independente, com as presenças de Daniela Fernandes (Curta Circuito), Luana Melgaço (Anavilhana), Marcella Jacques (VENTURA), Matheus Antunes (Cento e Oito Filmes) e Thiago Macêdo Correia (Filmes de Plástico), e mediação de Ursula Rösele (professora da UNA e Coordenação e Curadoria do Lumiar). 

Na parte formativa, vamos realizar a oficina Para além da câmera , com o diretor e fotógrafo Matheus Antunes (Cento e Oito Filmes), que propõe uma reflexão dos processos de produção de uma obra cinematográfica, dando enfoque especial para os filmes de curta e média-metragem, a partir do ponto de vista do departamento de Câmera e Fotografia (com 20 vagas). Esta atividade acontece na UNA Campus Liberdade.

Como um dos principais objetivos do Lumiar é ser um espaço de exibição e reflexão sobre a produção cinematográfica universitária das Américas, temos a Mostra Competitiva Interamericana. Este ano, o festival recebeu 274 inscrições de curtas-metragens, vindos de 7 países como Argentina, Brasil (pela primeira vez, recebemos inscrições da região Norte), Chile, Cuba, Colômbia, México e Peru. Os filmes inscritos são produções de 106 instituições de ensino superior da América Latina. A curadoria selecionou 31 curtas, dividindo-os em cinco sessões competitivas (25) e duas sessões paralelas (6), vindos de quatro países: Argentina, Brasil, Chile e Cuba.

 

*Entrada Gratuita. Para as Sessões do Cine Humberto Mauro, os ingressos são retirados 1 hora antes de cada sessão.

Data de início

19 de Outubro de 2018

Data de término

25 de Outubro de 2018

Endereço

Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro)

Mais informações

EVENTO

Lumiar 5ª Festival Interamericano de Cinema Universitário

DATA

19 a 25 de outubro 

LOCAL

Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1.537 - Centro)
UNA Liberdade (Rua da Bahia, 1764 - Lourdes)
Zona Last (Rua Pouso Alegre,2952 - Horto 

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

Verifique a classificação indicativa dos filmes

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO

(31) 3236-7400

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas