Objetivos

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Núcleo de Ópera / Extensão do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, realiza o Ciclo de Palestras da ópera O Holandês Errante, de 1º a 5 de outubro de 2018. Nos dias 23 e 25 de outubro serão realizadas, ainda, Masterclasses com os solistas da Ópera. 

Os palestrantes são Thiago Roussin, bacharel em Canto pela UEMG; André Brant, maestro e professor do Cefart; Silvio Viegas, Regente Titular da OSMG, Diretor Musical e Regente da Ópera; Lara Tanaka, Regente Titular do CLMG e Preparadora do Coral para a Ópera; Pablo Maritano,  responsável pela Concepção e Direção Cênica da Ópera;  Sayonara Lopes, figurinista de ópera, teatro e cinema, responsável pelo Figurino da Ópera; Marina Arthuzzi, Rodrigo Marçal e Jésus Lataliza, responsáveis pela Iluminação da Ópera; Cláudia Malta, diretora de Produção Artística da FCS, Diretora de Produção da Ópera, e Malu Gurgel, Diretora Cênica, que faz a Direção de Palco da Ópera.

As Masterclasses contam com os ministrantes: Hernan Iturralde, Savio Sperandio, Paulo Mandarino e Denise de Freitas.

Hernan Iturralde

Natural de Buenos Aires, estudou no Conservatório Juan José Castro, no Conservatório Nacional e no Instituto Superior de Arte do Teatro Colón. Na Alemanha estudou na Hochschule Für Musik com renomados professores como Elizabeth Schwarzkopf, Hermann Winkler e Hartmut Höll. Em 1992 conquistou o primeiro lugar no concurso "Luciano Pavarotti" na Filadélfia (EUA) e o terceiro lugar no Concurso Internacional de Canto Giacomo Lauri Volpi. Apresentou-se em teatros de Munique (Alemanha), Zurique (Suíça), São Francisco, Filadélfia e Cincinnati (EUA), Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia) e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Savio Sperandio

A voz e a presença cênica marcantes de Savio Sperandio fazem dele um dos artistas mais solicitados do Brasil. Sobre ele, escreveu Leonardo Marques, do site movimento.com: "Sua voz profunda, segura, de timbre maravilhoso, técnica impecável e projeção de alta qualidade mostrou porque ele é um dos artistas de maior destaque no cenário lírico brasileiro hoje..." e no mesmo site, Sérgio Casoy: "Como Zaccaria, o baixo goiano Savio Sperandio obteve um dos mais importantes destaques da noite. Voz imponente, com notas graves extremas muito sonoras e agudos seguros, dispõe da flexibilidade característica de que são dotados os verdadeiros baixos cantantes”. 

Paulo Mandarino

Com sólida formação musical, Paulo Mandarino destaca-se no cenário lírico como intérprete de personagens que vão do clássico ao verismo. Ganhador da Bolsa Virtuose, concedida pelo Ministério da Cultura a profissionais consagrados, estudou na Accademia Lirica Italiana, em Milão, com o tenor Pier-Miranda Ferraro.

Denise de Freitas

A paulistana teve como orientadora a renomada cantora Lenice Prioli. Em Nova Iorque (EUA), aperfeiçoou-se com Catherine Green e Patricia McCaffrey e, na França, com Sylvia Sass. Com voz de grande extensão e timbre escuro, Denise tem conquistado o público e a crítica com intensas e sensíveis atuações, tanto no drama como na comédia.

 

Inscreva-se pelo formulário INDIVIDUAL.

Inscreva-se pelo formulário para INSTITUIÇÕES.

 

PROGRAMAÇÃO

CONTEXTO | 01/10 – 14h

A Ópera na História / a História da Ópera O Holandês Errante / Richard Wagner, o compositor
Ministrante: Tiago Roussin e André Brant

MÚSICA | 02/10 – 14h
Direção Musical e O Coro na Ópera de Wagner
Ministrante: Silvio Viegas e Lara Tanaka

CENA | 03/10 – 14h
Direção Cênica da Ópera
Ministrante: Pablo Maritano

CENA | 04/10 – 14h
Tecnologia da Cena 
Ministrantes: Sayonara Lopes (Figurinista) / Marina Arthuzzi, Rodrigo Marçal e Jésus Lataliza (Iluminadores)

PRODUÇÃO | 05/10 – 14h
A Produção da Ópera O Holandês Errante
Ministrante: Cláudia Malta

 

Atividades Complementares

Ensaio Geral da Ópera O Holandês Errante | 18/10 – 20h
Local: Grande Teatro
Convite especial

Visita ao palco do Grande Teatro | 19/10 – 16h30
Malu Gurgel

Conversando sobre a Ópera | 20, 22, 24 e 26/10, às 19h, e 28/10 às 18h
Local: Foyer do Grande Teatro
Silvio Viegas

 

Masterclasses de canto 

Hernan Iturralde | 23/10 – 14h às 17h
Denise de Freitas | 23/10 – 17h às 20h
Savio Sperandio | 25/10 – 14h às 17h
Paulo Mandarino | 25/10 – 17h às 20h

Este evento tem correalização da APPA - Arte e Cultura

Data de início

01 de Outubro de 2018

Data de término

05 de Outubro de 2018

Endereço

Sala Fernando Pinheiro Moreira – CORAL LÍRICO (Av. Afonso Pena, 1.537 - BH/MG)

Preço

Entrada Gratuita

Mais informações

EVENTO

Ciclo de Palestras | Ópera O Holandês Errante

 

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO

(31) 3236-7400 

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas