Objetivos

Como parte da ocupação Rosa Encantado, no dia 29 de novembro os professores Eneida Maria de Souza, Georg Otte, Wander Melo Miranda e Heloisa Starling se juntam na Mesa Literária para debater a obra de João Guimarães Rosa em várias vertentes de conhecimento.

Eneida Maria de Souza

Eneida Maria de Souza é professora titular e emérita da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Doutora em Literatura Comparada pela Université de Paris VII. Pesquisadora 1A do CNPq. Autora de Janelas indiscretas – Ensaios de crítica biográfica; Tempo de pós-crítica; A pedra mágica do discurso (sobre Macunaíma); O século de Borges; Crítica cult; Pedro Nava- o risco da memória, Janelas indiscretas e Modernidade toda prosa, em coautoria com Marília Rothier Cardoso. Organizadora de Correspondência – Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa, Prêmio Jabuti 2011.

Georg Otte

Georg Otte é professor titular na Faculdade de Letras da UFMG. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da mesma Faculdade. Possui mestrado em Letras Germânicas e Letras Românicas - Universität Trier/Alemanha (1985), doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e pós-doutorado pela Universidade Humboldt de Berlim. De março de 2011 a fevereiro de 2012, foi pesquisador visitante no Centro de Pesquisas Literárias e Culturais (ZfL) em Berlim. É professor associado na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e líder dos Grupos de Pesquisa "Núcleo Walter Benjamin" e "Mito e Modernidade". É membro do Comitê Gestor do Centro de Estudos Europeus da UFMG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Walter Benjamin, Estética e Cultura, Mito e Modernidade.

Heloisa Maria Murgel Starling

Heloisa Maria Murgel Starling é historiadora, professora titular livre do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do CNPq e Fapemig. Coordena o Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória. Publicou, entre outras obras, Os senhores das gerais: os novos inconfidentes e O golpe de 1964 (1986), Lembranças do Brasil: teoria politica, história e ficção em “Grande sertão: Veredas” (1999), e é coautora de Brasil: Uma biografia.

Wander Melo Miranda

Wander Melo Miranda é professor aposentado de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi diretor da Editora UFMG (2000-2015). Pesquisador 1A do CNPq, com pesquisa sobre Literatura e Biopolítica. Foi professor visitante nos EUA, na Argentina, na Itália, no Uruguai e em diversas universidades brasileiras. Autor de Corpos escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago, Graciliano Ramos e Nações literárias. Organizou o volume Narrativas da Modernidade (1991) e co-organizou Crítica e coleção (2011), entre outros. Traduziu Noturno indiano, de Antonio Tabucchi (1991; tradução revista, 2012), Ângelo, de Luchino Visconti (1993), Antiafrodisíaco para o amor platônico, Ippolito Nievo (2015) e Bíos, biopolítica e filosofia, de Roberto Esposito.

 

Rosa Encantado 

No período de 27 de novembro a 3 de dezembro, a Fundação Clóvis Salgado realiza a Ocupação Rosa Encantado, uma semana com atividades nas áreas de artes visuais, cênicas, literatura e música, para homenagear os 50 anos de falecimento de Guimarães Rosa.

O programa teve início em Cordisburgo-MG, terra natal de Guimarães Rosa, no dia 19 de novembro – data em que o escritor faleceu – com uma apresentação do show Cirandas de Sagarana, do cantor e compositor Celso Adolfo. Essa atividade está em sintonia com a política de interiorização das atividades da FCS.

Rosa Encantado dá sequência ao bem-sucedido evento realizado pela FCS em 2016, Rosa Expandido, em homenagem aos 50 anos de publicação de Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile, de Guimarães Rosa, encerrado em grande estilo com a leitura feita por Maria Bethânia de trechos da obra de maior expressão do escritor. 

Data de início

29 de Novembro de 2017

Data de término

29 de Novembro de 2017

Endereço

Teatro João Ceschiatti | Palácio das Artes

Preço

Entrada Gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do Palácio das Artes 1h antes do evento.

Mais informações

EVENTO
Rosa Encantado | Mesa Literária 

HORÁRIO
19h

CLASSIFICAÇÃO LIVRE

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
(31) 3236-7400

Banner Rodapé Unimed
Banner Rodapé Vivo
Banner Rodapé Globo Minas